Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024

Buscar  
Brasil
Publicada em 26/06/2023 às 15:53h - 96 visualizações
Araricá conclui processo de regularização fundiária para 146 famílias
Entrega das matrículas (escrituras) ocorreu nesta quinta-feira (22), na presença do secretário estadual de Habitação


Araricá- Moradia digna é realidade na Nobre, em Araricá. Com apoio do governo do estado a regularização fundiária que além de garantir um direito, também representa autonomia e qualidade de vida, beneficiou 146 famílias. A solenidade de entrega das matrículas (escrituras) ocorreu na tarde desta quinta-feira (22), no Centro de Cultura Nelson Marchezan e contou com a presença do secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) Fabrício Guazzelli Peruchin, que neste ato representou o governador Eduardo Leite. O prefeito Flávio Foss conta que esta era uma reivindicação trabalhada desde 1999. “Foi uma grande luta, hoje é um dia histórico para a nossa cidade. Há quase 25 anos buscamos por isso e agora cada uma dessas pessoas tem o registro de propriedade. Agora, ninguém mais tira de vocês, de fato e de direito, cada um é dono do seu cantinho. é uma dádiva para nós e somos gratos pela parceria do estado”, pontuou na ocasião. Também participaram o diretor geral da Sehab Robson Ferreira, a diretora do departamento de regularização fundiária e reassentamento Daiane Malabarba, a diretora administrativa Caroline Benedetti, o vice-prefeito Ademir Pedro Kautzmann e o secretariado municipal. 

 

O local, que já foi uma área de banhado, recebeu estrutura pela Administração e atualmente, com infraestrutura completa: água, saneamento básico e pavimentação, se tornou um bairro nobre, como está em seu próprio nome. Quem confirma é o antigo morador Venildo Tolfo. “Eu sei da luta que nós passamos, não tinha rua, não tinha nada e hoje é um bairro nobre. Me emociono porque lutei demais, agradeço o prefeito que deu desde carona até dinheiro para almoçar, quando a gente ia a Porto Alegre (reivindicar os lotes) e fez até uma praça (no bairro). Temos moradores bons, hoje nós somos muito felizes lá”, relatou Tolfo que teve papel como ativista comunitário. 

 

Atual secretário de Agricultura, Nelson Basto deu início ao processo antes de 2000, quando organizou um grupo de mais de 150 famílias cadastradas com interesse na aquisição de lotes e casas próprias na cidade. “Araricá era muito carente de moradia. Moravam de aluguel ou construíam nos fundos das casas dos familiares. Com o grupo o governo (do RS) notou e pegamos um mapa da área, estudamos ele por cerca de dois meses e levamos para o estado”, contou.

 

Tanto empenho foi reconhecido pelo secretário Peruchin que ainda elogiou a estrutura geral da cidade. “Eu soube a história do Tolfo, que ia ao governo do estado batalhar pela sua gente. E não há no mundo alguém que vá conseguir remunerar quem trabalha exclusivamente por amor ao próximo. Nenhum de nós sabe como essa área poderia estar hoje, se seria um potreiro, um campo ou invadida por pessoas de má índole. Quando Nelson entrou lá, foi como uma pessoa comum e hoje a realidade daquela área é tão transformadora que a pessoa que deu início ao processo é o hoje secretário de Agricultura do Município”, destacou.  

 

A partir de agora

 

Quem não pôde participar do evento, deve procurar a Secretaria de Planejamento para a retirada de seus documentos; bem como os moradores que ficaram com dúvidas referentes aos procedimentos necessários para transmissão da propriedade (em caso de compra e venda por contrato).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Estatísticas
Visitas: 142918 Usuários Online: 1548


(51)998654780





Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Jornal O Regional - Todos os direitos reservados