(Foto: Divulgação )
Sapiranga- A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Passinhos do Saber, no Bairro São Luiz, proporcionou um dia de diversas vivências para os estudantes. O aprendizado de maneira divertida, explorou as percepções auditivas e visuais, coordenação motora e a criatividade das crianças, proporcionando saúde mental e o direito a própria infância.
A turma do Maternal 2A deu início ao seu projeto científico "De quem é essa pena", com a hora do conto “A Galinha dos Ovos de Ouro”. Já a turma Maternal 3C, acreditando que crianças são a tradução da alegria, pois sorriem à vontade, são verdadeiras e espontâneas, juntou essas características em uma vivência prazerosa. Foi confeccionado um cartão-semente, utilizando caixas de ovos, água e sementes. Após essa mistura ocorrer com muita diversão, foi deixado o papel secar para ser recortado em formato de coração para ser distribuído na escola e para as famílias. Já o Berçário 2, através da música “Sopa do neném”, apresentou às crianças alimentos saudáveis de maneira divertida, experimentando gostos, texturas, sabores e odores.
O currículo escolar em Sapiranga inclui vivências e experiências. Em todas as escolas, os alunos exploram diariamente, sendo protagonistas. A secretária Municipal de Educação, Claudia Kichler, comenta sobre os resultados obtidos nesse modo de currículo. “Queremos que os nossos alunos aprendam além da sala de aula, que vivenciem experiências e que a partir dessas tenham consciência do mundo ao seu redor. Os professores proporcionam vivências que desenvolvem os potenciais de cada aluno e o resultado é positivo”, explicou.