PL propõe a oferta de serviços de saúde, cultura, desburocratização, entre outros recursos para promover a qualidade de vida no município
Lazer e acessibilidade se unem em uma proposta, em Araricá: o Sábado de Ações Comunitárias. A ideia consiste em proporcionar gratuitamente, uma série de serviços prestados pela Prefeitura, que pode convidar entidades públicas federais e estaduais, além da sociedade civil e empresas privadas quando de interesse comum da população. Verificação da pressão arterial, da glicose, teste de tipagem sanguínea, bem como a regularização de documentos e apresentações culturais fazem parte da lista de atividades disponibilizadas a cada semestre (uma vez em março e outra em setembro). O Projeto de Lei n° 011/2023 que prevê a instituição desta iniciativa da Administração Municipal está em análise pela Câmara de Vereadores, desde 3 de abril.
O prefeito Flávio Foss destaca que, excepcionalmente em 2023, a primeira edição seria no mês de maio, para contemplar o primeiro semestre, por isso o material foi enviado ao legislativo com um mês de antecedência. Contudo, segue no aguardo da votação. Para Foss trata-se de um projeto pela qualidade de vida. “Anos atrás o projeto foi realizado e teve grande participação da comunidade, o que sem dúvidas mostra a importância de termos novas edições. É um dia leve, que proporciona lazer, enquanto facilita a vida das pessoas que não poderiam acessar esses serviços durante a semana ou que não têm condições para tal; além de ser uma maneira de ficarmos mais próximos de quem nos demanda: os moradores”, explica. Outros serviços como corte de cabelo, escolinha de trânsito da Brigada Militar e cursos rápidos também estão previstos.
O documento enviado à Câmara ainda informa nos objetivos o aperfeiçoamento da capacidade de resposta do Município (identificando necessidades e buscando novas soluções) e a promoção da cidadania e da inclusão social.