(Foto: Guerreiro/AL)
Em uma solenidade com a participação de entidades e lideranças políticas, o deputado Issur Koch e a Associação Comercial Industrial de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Imãos e a Sociedade de Amigos da Fundação Ernesto Frederico Scheffel abriram nesta terça-feira (23.05), na Assembleia Legislativa, a exposição de estudos e maquete do Monumento referente aos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil.
Localizada no hall de entrada do Parlamento, a mostra traz o protótipo do monumento que representa as primeiras famílias de imigrantes que chegaram a São Leopoldo em 1824. “O legado de nossos antepassados chega a nossos dias de diferentes formas, seja na agricultura ou na arquitetura e na urbanização de inúmeros municípios, tendo sido decisivo para a industrialização e urbanização dessas áreas. Tudo isso sem falar da contribuição à gastronomia, à dança, à música e nossa cultura, contribuindo para a criação do povo brasileiro”, destacou Issur.
TRABALHO
Representando a ACI-NH e a Sociedade de Amigos da Fundação Scheffel e os demais parceiros deste projeto, Cristine Schneider da Rocha, diretora de Cultura da entidade, lembrou que o monumento que será construído em Hamburgo Velho é uma homenagem a esses imigrantes alemães que com muita luta e dificuldades construíram cidades ricas em muitos aspectos. “Eles deixaram em cada um de nós o seu legado de acreditar e trabalhar com base nos valores mais preciosos que regem muito de nossas vidas. Que em 2024 possamos brindar essa data com gratidão e olhar amoroso para nossos antepassados”, definiu.
O projeto Monumento 200 Anos da Imigração Alemã no Brasil é uma realização da Sociedade de Amigos da Fundação Scheffel com o apoio da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, Secretaria Municipal de Cultura, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, planejamento cultural da Simples Assim e a apresentação do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Fundação Marcopolo.