(Foto: Prefeitura de Araricá )
Araricá- Com 8,2 mil habitantes (segundo prévia do IBGE) cidade se destaca pela oferta do serviço todos os dias e agendamentos rápidos.
Acompanhar o crescimento populacional de uma cidade, significa estar atento ao que a expansão demanda. Pensando nisso, em 1° de março deste ano, a prefeitura de Araricá inaugurou um novo consultório odontológico com investimento de cerca de R$ 50 mil, na ampliação dentro da USF Maria Edith da Costa. Como estratégia para suprir o fluxo, o espaço se soma aos atendimentos no horário do trabalhador. Nos últimos dois meses, o número entre consultas e procedimentos ultrapassou os 780, sendo 249 na nova sala.
Para o prefeito Flávio Foss expandir os horários, significa dar acesso igualitário. “Toda terça-feira estendemos até às 20h porque nós queremos privilegiar também as pessoas que trabalham fora do município, e que não tem disponibilidade de consultar durante o dia. Então oferecemos esse plus a mais, sempre com horário marcado. Junto do consultório, consagra uma mudança importantíssima para a cidade”, explana.
Sobre os atendimentos
O odontólogo responsável pela nova sala atende nas terças-feiras das 13 às 20h, e nas quartas e quintas-feiras das 8h às 17h; já nas segundas-feiras o acolhimento ocorre no Posto de Saúde Central Dom Inácio de Loyola, que também conta com o serviço nas quintas-feiras das 10
às 18h junto de outro profissional. Na ESF Ana Neri é fixo: todos os dias da semana, das 8 às 17h.
Restauração (obturação), limpeza (limpeza de tártaro), exodontia (extração de dente), aplicação de flúor, avaliação geral, atendimento infantil, do idoso e da gestante. Tudo isso fica à disposição da comunidade.
Para marcar
Basta apresentar o documento com foto e Cartão SUS de Araricá. Não há restrição de idade. No Posto Central o morador deve agendar pela manhã e a consulta se dá durante a tarde. Na USF é por marcação, com encaixes sempre na mesma semana. “A pessoa que está com dor aguda, uma situação extraordinária, passa pelo médico e se for necessário é encaminhado direto para o odontólogo”, explica o secretário de Saúde Ari Alberto Schrepp. Ele enfatiza que a resposta da população tem sido positiva: “antes tínhamos esse atendimento no Posto Central e na ESF Ana Neri, no bairro Imperatriz. Agora temos no bairro Estação, pertinho do Centro, um facilitador”, disse. Por ser um local maior e mais populoso, em relação a parte do município que fica do outro lado da ERS-239, foi identificada a necessidade da melhoria, que agora supre o sistema de saúde.