O prefeito Flávio Foss destacou a importância dessa conquista (Foto: Jordana Fioravanti )
Araricá- Adequada ao marco do saneamento básico, a prefeitura de Araricá serviu de modelo pela recente implantação do serviço de forma privada. A visita técnica promovida junto da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Agesan-RS) ocorreu na manhã desta quarta-feira (10), com participação da Agência Nacional de Águas (ANA), além da vereadora de Porto Alegre Mariana Pimentel. Diretor geral da Agesan Demétrius Jung Gonzalez afirma: “Será um dos primeiros municípios da região a atender a universalização no prazo certo”.
Na ocasião, os participantes, incluindo membros de outras agências reguladoras conheceram sobre o sistema de água e esgoto e os processos de para adesão. O prefeito Flávio Foss recorda que este trabalho iniciou anos atrás. “Demos o primeiro passo há dois anos e hoje foi um dia histórico junto das autoridades presentes. Araricá terá água tratada e esgoto também, dentro da lei, cumprindo o marco do saneamento”, destacou.
Em nome do consórcio licitado Araricá Saneamento (do grupo Duane do Brasil S/A) Paulo Eduardo Canalles explicou que o projeto chamou atenção pela característica de ser uma cidade pequena (8.293 habitantes, segundo levantamento prévio do IBGE), que se viabilizará sozinha. “Para a gente é um case justamente para mostrar que é possível que cidades de 10, 20 ou 30 mil habitantes façam o saneamento sozinhas e fazer daqui uma cidade modelo. Estamos bastante motivados, levantandos principais problemas e a expectativa da população”, declarou.