Araricá- A multinacional indiana Mahindra, uma das maiores fabricantes de máquinas agrícolas do mundo, está expandindo sua atuação, com a construção de uma nova fábrica de tratores em Araricá. Às margens da rodovia RS-239, no bairro Campo da Brazina, a nova unidade receberá um investimento inicial de R$ 55 milhões, com a expectativa de triplicar a produção no estado e gerar até 500 empregos diretos e indiretos.
A nova planta terá uma área construída de 14 mil metros quadrados, com possibilidade de expansão para até 30 mil metros quadrados. A empresa espera ampliar a produção anual no Rio Grande do Sul, saltando dos atuais 2,6 mil para 8 mil tratores por ano.
A chegada da Mahindra a Araricá é resultado de esforços entre a Administração e a empresa. O prefeito Flávio Foss comemora: "a chegada da fábrica será fundamental para o aumento da arrecadação municipal e regional. Com a empresa aqui, seus fornecedores deverão querer estar próximos. Isso vai gerar empregos e movimentar a economia local. A expectativa é que, com a ativação plena da fábrica, a arrecadação do município possa dobrar ou até triplicar nos próximos anos", projetou o prefeito, que considera o empreendimento um marco para Araricá e toda a região.
Além de Araricá, outras cidades como Canoas, Esteio, Nova Santa Rita e Dois Irmãos também estavam na disputa para receber a nova unidade da Mahindra. No entanto, o município do Vale do Sinos foi o escolhido, graças ao apoio dedicado da Administração Municipal, que enfatizou a localização estratégica que oferece fácil acesso logístico, fator essencial para escoar a produção.
Nos próximos cinco anos, o grupo indiano pretende investir um total de R$ 100 milhões no Estado, reforçando ainda mais sua presença no setor industrial do Rio Grande do Sul.
A expectativa agora é que a construção da nova fábrica em Araricá comece nos próximos meses, após a liberação de todo o projeto ambiental que já foi encaminhado junto aos órgãos competentes.