Araricá registra, atualmente, 108 famílias diretamente atingidas alta do nível do Rio dos Sinos, que avançou pelas ruas, afetando principalmente as regiões do Porto Palmeira, Campo da Brazina, Loteamento do Gringo e rua da Várzea. O número geral de afetados ultrapassa os 4.500, considerando desde quem teve a casa invadida pela água, até quem foi prejudicado com a falta de energia elétrica ou dificuldade para deslocamento.
O Município recebe os desabrigados na Emef Murici (Espaço Sementinha) um no bairro Porto Palmeira. Neste momento o número de acolhidos caiu de 12 para sete pessoas, entre crianças e idosos. Há ainda um fluxo moradores que buscam o local para fazer as refeições, por conta da falta de água e luz em suas casas ou impossibilidade de ligar qualquer tipo de fogão e até mesmo a falta destes.
Telefones úteis
A Defesa Civil (DC) de Araricá segue em regime de plantão e monitorando toda a situação dos pontos atingidos. O contato do plantão da DC é: 51 998134262. Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros através do telefone 193 ou os Bombeiros Voluntários de Araricá pelo contato 51 .
Doações
O município concentra as doações no Galpão Nativo, das 12 às 18 horas. O espaço fica na rua Jacob Rech, 226, bairro Centro. Além disso, são pontos de coleta 24h o Posto Central Dom Inácio de Loyola e a sede dos Bombeiros Voluntários de Araricá.
Os itens mais necessários são: alimentos não perecíveis e materiais de limpeza e higiene pessoal.
Sobre as aulas
A Secretaria Municipal de Educação definiu o retorno das aulas nas escolas municipais desde a segunda-feira (6). No entanto, aqueles estudantes que não puderem se deslocar até os colégios, não serão prejudicados com faltas, conteúdos e avaliações.