A Prefeitura de Sapiranga, por meio da Defesa Civil, Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos, Departamento Municipal de Trânsito e também o Corpo de Bombeiros, seguem pelas ruas da cidade em ações de enfrentamento aos transtornos ocasionados pelas chuvas intensas dos últimos dias. Do último sábado (27), até as 10h desta quinta-feira (2) o acumulado de chuva chega aos 355 mm.
A Estrada Sapiranga-Dois Irmãos foi bloqueada na manhã de hoje. O trânsito foi interrompido como uma medida de segurança devido ao risco de mais deslizamentos no local. A rota alternativa para quem precisa fazer a passagem entre os dois municípios é a estrada Campo Bom, com acesso pela RS-239. A Rua da Pedreira também está bloqueada. Há diversos pontos com alagamentos, inundações, transbordamento de arroios e do Rio dos Sinos, danos em estradas da Zona Rural e um deslizamento com queda de muro em uma residência que foi interditada.
As autoridades mantêm o alerta para que deslocamentos sejam realizados apenas em caso de extrema necessidade.
A UPA 24 Horas não está recebendo atendimentos devido a alagamentos nas vias da região. Os casos de urgência e emergência estão sendo recebidos no Posto do Centro. Até o momento, o abrigo organizado pela Prefeitura no ginásio da Escola Doutor Décio Gomes Pereira, conta com 32 pessoas. As aulas da rede municipal seguem normalmente, mas os pais e responsáveis que têm a possibilidade, o pedido é para que os estudantes fiquem em casa, não sendo prejudicados por faltas.
A Rústica da Família, que ocorreria no sábado, 4, dando início aos jogos escolares, foi cancelada.
Doações
Das 12h30min às 18h30min, a Secretaria Municipal de Assistência Social está recebendo doações de alimentos não perecíveis, água potável, materiais de limpeza e itens de higiene que serão destinados a cidades vizinhas que foram mais atingidas pelas cheias.