Em contraponto a manifestção do prefeito Flávio Foss, que informou a comunidade sobre o não cumprimento do contrato por parte da empresa de saneamento e um possível rompimento de contrato, por meio de uma nota, a empresa também se manifestou, reafirmando seu compromisso com o município. A Araricá Saneamento reafirma seu compromisso em cumprir o contrato de saneamento assinado com o município de Araricá, possibilitando à cidade cumprir as metas do Novo Marco Legal do Saneamento.
Desde que assumiu o serviço na cidade, a Araricá Saneamento já investiu mais de R$ 5 milhões em obras e melhorias do sistema, principalmente no que se refere a distribuição de água. Nos próximos anos, conforme contrato de concessão, serão investidos no saneamento do município R$ 32 milhões.
A Araricá Saneamento assumiu a operação do saneamento do município em 17 de julho de 2023. O final do primeiro ano ocorrerá em 17 de julho de 2024. Ou seja, a meta neste período é atender 50% da população, conforme divulgado em edital. Já no segundo ano, em julho de 2025, a Araricá Saneamento implementará o abastecimento de 100% da população.
Com os trabalhos que estão sendo realizados neste primeiro ano de concessão, o que envolve melhoria da produção dos poços, recuperação da rede de distribuição existente, implantação de novo poço já em operação, a previsão é disponibilizar o abastecimento de água para mais de 50% da população de Araricá já em julho de 2024, muito acima do estabelecido no edital.
Atualmente, estão sendo finalizados os projetos para construção da Estação de Tratamento de Água (ETA), sistema de captação de água no rio dos Sinos, com capacidade para 2.160m³/dia, que deverá atender 11.000 habitantes, com previsão de dobrar esta capacidade nos próximos 10 anos.