Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024

Buscar  
Brasil
Publicada em 01/02/2024 às 18:00h - 27 visualizações
Operação Verão: queda de quase 20% na criminalidade

Texto: Anelize Sampaio e Anna Emília Soares - Ascom SSP

 (Foto: Polícia Civil )

Estado- A Operação Integrada Litoral Norte e Sul está inserida no âmbito da Operação Verão Total, que teve início no dia 16 de dezembro de 2023 e segue até o dia 10 de março deste ano, nas praias, nas lagoas e nos balneários gaúchos. Enquanto a BM é responsável pelo policiamento ostensivo, e a PC, pela condução de investigações criminais, o DetranRS realiza barreiras nas principais vias das cidades litorâneas para evitar, principalmente, embriaguez ao volante. O CBM, por sua vez, reforça os atendimentos de emergência e de fiscalização, por meio dos planos de prevenção e combate a incêndios (PPCI), por exemplo, além de implementar, de forma sazonal, a atuação de guarda-vidas nas praias. Por fim, o IGP reforça o atendimento nos postos de emissão de documentos e os serviços de perícia.

 

 

Desde o início da Operação Verão Total (16/12) até a última terça-feira (30/1), os indicadores criminais do Litoral Norte e do Litoral Sul apresentaram redução, em comparação com os do mesmo período do ano passado. Os casos de posse de entorpecente, por exemplo, registraram retração de mais de 25%, caindo de 349 para 257 ocorrências. Considerando os crimes de furto e arrombamento a estabelecimento comercial, roubo a estabelecimento comercial (incluindo minimercados e armazéns), roubo a estabelecimento comercial com lesões, roubo de veículo e posse de entorpecentes, o total de casos caiu de 446 para 364, o que representa uma queda de quase 20%.

 

 

Os dados compreendem os primeiros 46 dias da Operação Verão Total, em comparação com o mesmo período de 2022-2023. Fizeram parte do levantamento 37 municípios litorâneos: Arambé, Arroio do Sal, Arroio Grande, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cerrito, Cidreira, Cristal, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Itati, Jaguarão, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Pedro Osório, Pelotas, Piratini, Rio Grande, Riozinho, Rolante, Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Tapes, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-lá.

 

 

Além da Operação Integrada Litoral Norte e Sul, a SPP coordenada mais três ações – Fios e Cabos, Desmanche e Noite Segura –, a fim de garantir um ambiente seguro e tranquilo para residentes e visitantes durante a alta temporada.

 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Estatísticas
Visitas: 142961 Usuários Online: 1591


(51)998654780





Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Jornal O Regional - Todos os direitos reservados