(Foto: Polícia Civil )
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, com o apoio da Polícia Civil de Santa Catarina, deflagrou, nessa quarta-feira (24/1), a operação Damas do Golpe, que tem como alvo a organização criminosa responsável por crimes de extorsão na modalidade conhecida como “golpe dos nudes”.
Durante a ação, foram cumpridos 17 mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão em Porto Alegre e em mais 7 cidades gaúchas sendo elas Sapiranga, São Leopoldo,Novo Hamburgo,Nova Santa Rita,Salto do Jacuí, Tramandaí e São Francisco de Assis ao todo, 13 pessoas foram presas.
O golpe dos nudes consiste em uma extorsão realizada por reclusos do sistema penitenciário, que, geralmente, se passam por mulheres, para trocar mensagens e fotos íntimas com as vítimas por redes sociais.
Depois disso, sob diferentes argumentos, exigem dinheiro dessas vítimas sob a condição de não prestar queixa e/ou não divulgar as referidas fotos para familiares e amigos. Na segunda parte do golpe, os criminosos se passam por delegados de polícia e continuam a exigir dinheiro.