Praia de Torres, mesmo em dias nublado é bem frequentada. (Foto: Luis Soares)
Litoral: O levantamento aponta que 42,1% dos entrevistados pretendem viajar durante o período de verão e os destinos mais indicados foram as praias do Litoral Norte do RS (52,5%), seguido por outros estados (40,1%).
Torres foi a praia gaúcha mais citada (31,5%), seguida por Cidreira (17,4%) e Capão da Canoa (12,0%).
Levantamento da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) aponta que os gaúchos pretendem viajar nestas férias para praias do litoral Norte do RS ou de Santa Catarina.
O estudo publicado anualmente pela entidade traça o perfil e os hábitos de consumo dos viajantes durante a alta temporada, além de servir de referência para o comerciante identificar tendências e realizar investimentos.
Viajar ou permanecer em casa:
O levantamento aponta que 42,1% dos entrevistados pretendem viajar durante o período de verão e os destinos mais indicados foram as praias do Litoral Norte do RS (52,5%), seguido por outros estados (40,1%).
Entre os entrevistados que haviam viajado nas férias de 2023, 62,0% repetiram os destinos visitados no verão anterior.
Dos entrevistados da classe alta, 50,5% afirmaram que viajarão, enquanto 32,3% dos entrevistados da classe baixa pretendem passar algum período fora de sua cidade de residência.
Entre os entrevistados da classe média, 41,1% afirmaram que viajarão durante o período de férias.
Período de Férias:
Em relação ao tamanho do período de férias pretendido, 37,7% das pessoas que planejam viajar afirmaram que passarão uma temporada fora de suas cidades e desse grupo, 45,9% afirmaram que permanecerão em casa.
Casa própria ou alugada:
Independente do período, a estadia será em casa própria ou na propriedade de parentes ou amigos para 48,1%, enquanto 26,5% alugaram casa ou apartamento e 21,6% ficarão em hotel ou pousada.
Despesas:
Os gaúchos que planejam passar as férias no Litoral Norte estão dispostos a gastar entre R$ 1 mil (34% dos entrevistados) até mais de R$ 3 mil (22,8%) em suas permanências, o que é bom para o varejo e os serviços do litoral.
Vale lembrar também todos os cuidados com a pele e os horários de sol:
- Aplicar protetor solar no rosto todos os dias e reforçar a proteção na pele.
- Evitar a exposição solar entre as 10h e as 16h e se fez tratamentos ou cirurgias recentes.
- Usar boné ou chapéu e óculos escuros e praticar atividade física com moderação.
- Não se esquecer do cabelo e usar produtos adequados.
- Beber muitos líquidos e manter-se hidratado.
- Em caso de queimadura solar, aplicar creme hidratante, molhar a zona afetada com água fresca e procurar ajuda na farmácia se necessário.