Mutirão de consultas, Dia D e momentos de autocuidado voltados à saúde da mulher marcaram a programação
Saúde da mulher é pauta o ano todo, mas em alusão ao Outubro Rosa de combate ao câncer de mama e colo do útero a Prefeitura de Araricá promoveu o Dia D no último sábado (28). A ação ocorreu na ESF Ana Neri e atendeu o público de toda a cidade em serviços como: coleta de pré-câncer, multivacinação, aferição de pressão arterial e glicose, além de testes rápidos. "Foi uma estratégia para ampliar a acessibilidade aos serviços, pensando também naquelas que por conta do trabalho muitas vezes não conseguem consultar durante os dias úteis. Ficamos imensamente contentes com a adesão da comunidade nesta campanha de fomento ao pré-câncer, que é um exame tão fundamental”, pontua o prefeito Flávio Foss.
Autocuidado
Cerca de 30 mulheres participaram de um momento que proporcionou técnica de autoexame, autoconhecimento, dança e relaxamento proposto pela Prefeitura e executado pelas profissionais da ESF. O secretário de Saúde Ari Schrepp participou levando informação. "O diagnóstico precoce faz toda diferença durante um tratamento, quanto antes se identifica, mais fácil é de combater. Por isso manter os exames em dia é tão importante. Aqui a marcação ocorre pelo próprio posto de saúde e tem encaminhamento rápido, de forma gratuita via SUS. A recomendação é de que mulheres a partir dos 40 anos realizem a mamografia uma vez ao ano", disse na ocasião. A prática do autocuidado também contou com esmaltação, massagem e escalda-pés.
O Posto Central Dom Inácio de Loyola dedicou a quinta-feira (26) para coletas de CP e ecografias ginecológicas que ocorreram o dia todo.
Além dos postos
Escolas da rede municipal de ensino receberam palestra sobre prevenção ao câncer de mama e de colo uterino, para o público de meninas de 11 a 14 anos, bem como professoras e demais equipe. A palestra ainda foi levada à Câmara de Vereadores de Araricá, com transmissão online.